g2h

level1

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Começando a obra todas as etapas

Começando a obra todas as etapas

Começando a obra 29 junho 2011 Uma amiga(o) vai inciar construção de uma casa de um terreno de 3.600 mt2. Ele me deu autorização para acompanhar e postar passo a passo de sua obra. Sei que não vai ser facil, mais vou descrever passo a passo para que todos possam acompanhar.

Primeiro foi comprado o terreno com 40 de frente por 90 de fundos já algum tempo e resolveu construir só agora.
veja a foto do terreno, a cada etapa um post.

Até o proximo passo.







Começando a obra 25 de julho 2011 definido a planta com area total da casa 1 de 64 metros quadrados.

2 quartos,sala,cozinha,banheiro,varanda interna e area lavanderia.





Começando a obra 26 de julho 2011 Sapatas parte vital para agüentar a estrutura que irá ficar em cima.

Não esqueça essa fase o mais importante é o concreto e ferragens de boa qualidade.. O interior da sapata é constituído da malha de ferro.


A malha será feita fora do buraco, Use um ferro na vertical para cada 20 cms de malha; assim, em uma sapata de 40 x 40 cms, teremos 9 ferros de 1/4" na vertical, com estribos de 3/16", também colocados a cada 20 cms
O buraco será um pouco maior que a malha, de forma que o concreto envolva os ferros por completo. Antes da malha ser colocada no buraco, deve-se espalhar uma camada de concreto no fundo, onde ela assentará. O ferro que foi usado foi 5/16, fizemos 8 sapatas consequentemente 8 colunas.














Os blocos de cimento de 15 que está na foto abaixo será usado 2 fiadas acima do solo, devido o terreno ser baixo.Apos a colocação dos blocos, será colocado uma cinta só após a cinta que começara o tijolo vermelho.



Vamos aguardar a proxima etapa.







Começando a obra 31 de julho 2011 essa etapa nada mais do que colocar 2 fiadas de bloco de 15cm todo preencidos com concreto. Próximo passo será uma cinta de tijolo com ferragem.


Até essa etapa estamos trbalhado desde o inicio com da obra com 2 metros de areia , 2 metros de pedra e 20 sacos de cimento.











Começando a obra 08 de agosto 2011 essa etapa foi a preparação da ferragem e colocação da cinta em cima dos blocos.

Mostramos também enchimentos dos cômodos com terra a fim de deixar rente ao nível o piso. Imagem também de um galão de 200 litros que utilizamos como reservatório de água do tipo bombona.


colocação da cinta em cima dos blocos









colocação da cinta em cima dos blocos

































Começando a obra 12 de outubro de 2011 na verdade desde o inicio de setembro tivemos uma serie de obstáculos a saber.

Primeiro foi cortado a água que servia a obra, tivemos que pedir a um vizinho que gentilmente emprestou com a condição de pagar o que iria consumir, nada mais justo.
Segundo problema teve que antecipar a construção da cisterna de 12.0000 litros uma vez que o problema de água na obra é severo. Resolvemos fazer a cisterna abaixo da área da lavanderia, 2X4 , gastamos +- 9 metros de laje a 21,00 o mt2 , enfim com mão de obra e tudo gastou +- 1.300,00. Com isso perdemos todo o mês de setembro. Acredito que outubro deverá render um pouco mais.



Cinta pronta, agora começa colocação tijolo vermelho e a cada metro sobe colunas tambem, o gasto sera aproximado de 3.000 tijolos 20X30 e 300 tijolos 20X20. Podemos observar na foto o espaço das portas e janelas entre os tijolos vermelho. Tabem observamos que precisamos completar os comodos com aterro.

















Começando a obra cisterna finalmente terminamos a cisterna incluindo acabamento com sika para impermeabilização.
Gastamos 1 balde de sika ao preço de 72,00, mais ferro área lavada e brita. Agora estamos preparado para começar a subir os tijolos. A conclusão dessa etapa se deu 15 de outubro de 2011.




























Começando a obra subindo as paredes agora sim, começamos a subir as paredes, infelizmente com a baixa de um ajudante devido a solicitação de aumento. Entretanto o filho do pedreiro principal assumiu por um período pequeno ajudar seu pai na continuidade dos trabalhos.Ja estamos no dia 18 de outubro de 2011,veja as fotos.




















Começando a obra ajustes entre as paredes e colunas, determinando também locais portas e janelas. Essa fase que antecede a cinta superior de ajustes acontece exatamente na semana de 28 de outubro. Veja as fotos.



























Como disse, somos amadores.





Começando a obra até o teto é o nosso objetivo, chegar logo na cinta superior para colocar a laje. Veja as fotos de 10 de setembro de 2011.






































Começando a obra cinta superior estamos a uma semana da cinta superior, agora com gente nova desde 29 de novembro de 2011.

Como se diz, AGORA VAI.


























Obra colocando a laje por incrível que pareça já estamos em 17 de dezembro agora que acabou a cinta superior. Nem sempre as coisas saem do modo que pensamos, vamos dar inicio a colocação da laje.





























Até a próxima etapa.



Obra fazendo o muro enquanto a laje seca começamos a fazer o muro com 40 metros de frente. Iniciamos com a sapata da coluna, vamos esperar 28 dias a laje da casa secar.





















Obra subindo o muro fundamental ressaltar que essa etapa do muro é mais rápida, a laje continua secando e muro começando a subir.

O pedreiro fez em etapas; primeiro cavou todas as 18 colunas, preparou as 18 sapatas, fez enchimento inicial. Com uma lata de 20 kg abrindo dos dois lados, colocou na sapata já cheia, completou com cimento na lata, encheu dos lados de terra e retirou a lata utilizando imediatamente na outra sapata até encher todas. Após esse procedimento começou a encher as colunas e finalmente as sapatas do muro em 02 de fevereiro.
















































Casa fazer etapa de conclusão do muro, retirada das tabuas e escoras da laje que finalmente secou. Agora vamos começar emboçar a casa, pois o emboço do muro já foi concluído conforme fotos.









































Casa fazer começando o reboco em sua fase inicial o pedreiro achou por bem começou com um chapisco para obter melhor aderência. Finalmente você irá observar o final do muro, faltando agora o portão para uma etapa posterior.






































































Começando a obra quarto inicio do reboco 15 março após vencer essa etapa preparar para colocar batentes “aduelas”.

Reboco sala.
Reboco cozinha.
Reboco Banheiro.
Reboco copa e cozinha.
Rebocando até o teto.
Rebocando tudo.

































Até a próxima etapa.



11 comentários:

  1. Estou iniciando minha casa também, agora serviu pra mim ter uma idéia do tempo que levarei, e claro e preparar para os imprevisto q com certeza virão. Obrigado adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Me deu animo para começar a minha muito bom parabéns




    ResponderExcluir
  3. quanto vocês já gastaram com material e pedreiro? estou pra construir a minha. Preciso de ajuda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22.000,00 mil de mão de obra e +- 26.000,00 de material.
      A casa no total ficou com 68 metros quadrados. Custo de aproximadamente 700,00 o metro quadrado.

      Excluir
  4. parabens, a fundação foi muito bem explicada. ótima matéria

    ResponderExcluir
  5. Parabens!! Gostei muito, creio que minha maior dificuldade será a agua, mas me deu uma grande noção do que será a obra e suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. oi meu caso e um pouco diferente eu tenho pouco espaço 7 de comprimento e 4 de largura quero fazer sala cozinha e banheiro sera que da.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Parabéns, também comecei a minha, é um incentivo a mais, por enquanto estou na face de enterrar dinheiro,RS mais depois a obra começa a aparecer. Abrç

    ResponderExcluir
  8. Estou para rebocar a minha casa, Quanto ficou a mão de obra do reboque?

    ResponderExcluir
  9. Tenho terreno em declive qual a melhor maneira de construir uma casa?

    ResponderExcluir
  10. Excelente material. Muito explicativo. Obrigada

    ResponderExcluir

g1

Pesquise no Google